I Congresso Norte e Nordeste de Medicina na interface com a Saúde Pública – 2012

 

Realizado em Juazeiro do Norte, o Congresso promoveu um diálogo que favorecesse a capacitação, além de qualificar profissionais e gestores na área das Ciências da Saúde, buscando enriquecer a capacidade analítica dos participantes às questões que caracterizam a intervenção, a assistência, a pesquisa e os aportes tecnológicos envoltos à medicina naquilo que compete ao estudo e ao pensar sobre saúde pública.

Contamos com a parceria da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e a Universidade Federal do Ceará – UFC, que possuem um grupo ativo de pesquisadores e publicações dentro do âmbito acadêmico. Dessa forma, comprometemo-nos com as atuais discussões, prerrogativas e pesquisas no âmbito da Saúde Pública.

O evento contou com a apresentação de inúmeros trabalhos científicos que fomentaram ainda mais as discussões levantadas pelo Congresso e a participação de cerca de 800 pessoas.

Visando estimular uma análise acerca da realidade no atual contexto da Saúde na nossa Região, nosso principal intuito foi garantir um momento de questionamento e aprendizado.

I Congresso Cearense de Educação 2013

 

Cônscios de que a educação é um tema sério, relevante, e incita discussões em distintas esferas de pesquisa, o CEEN abraçou a proposta de expor ao público o professor como um agente transformador da realidade. Proporcionando um momento de reflexão e aprendizado.

Desde a proposta inicial de criação do nosso Centro, a educação aparece como um baluarte para todas as decisões e propostas que nos dispomos a engendrar dentro do cenário caririense. Pensando no papel edificador e estimulante do professor dentro do processo de formação pessoal, cultural e profissional, decidimos celebrar e promover a devida valorização deste exímio profissional aliando a discussão com temas que necessitam ser debatidos, como drogas, o lúdico-pedagógico, o exemplo como forma de firmar o aprendizado, etc.

O Congresso teve como tema “Professor – Construtor de Saberes, Norteador de Rumos e Edificador de Gerações.” Contamos com a presença de palestrantes renomados no contexto da educação nacional, como Edgar Linhares (Presidente do Conselho Estadual de Educação – CE) e Maria do Perpétuo Socorro França Pinto (Assessora especial de política contra as drogas no estado do Ceará).

Além dos grandes educadores: Djalma Falcão, Elisabeth Oliveira, Rosemary Lacerda, Lindaura Pinheiro e Terezinha Rios.

Foi um momento único dentro do contexto educacional do Cariri, por se tratar de um evento pioneiro que visou abrir caminhos para que novas discussões possam ser viabilizadas nas esferas educacionais. Acreditamos que esta é a melhor alternativa para um pensar reflexivo em nosso vigente contexto socio-cultural.

I Encontro Nordestino sobre TDAH

Participação especial da escritora e psiquiatra Ana Beatriz Barbosa

 

Em busca de sempre promover a reflexão sobre a necessidade do AFETO em qualquer vertente de formação, o CEEN promoveu um encontro para discutir o TDAH, transtorno cada vez mais frequente entre as nossas crianças e adolescentes, onde cinco especialistas renomados conversaram sobre o assunto para que junto aos pais, educadores, psicólogos, médicos, demais profissionais da saúde e a sociedade de um modo geral partilharam suas valiosas experiências. Foi um encontro marco nos estudos do TDAH para toda a região do Cariri.

Avaliação de Aprendizagem

 

Sob a direção da professora Lindaura Pinheiro e a participação especial do educador nacional Vasco Moretto, O CEEN reuniu em março de 2013 os gestores de instituições de ensi­no, coordenadores pedagógicos e professores da região sul do Ceará para juntos discutirem a problemática da Avaliação da Aprendizagem.

Foram seis horas de muito crescimento e edificação, visando desenvolver e intensificar o de­bate dessa problemática que en­volve o ato de ensinar. Uma ação prática, relevante e questionado­ra, tão necessária atualmente.

Projeto O CEEN conta histórias
1ª Edição: O Pequeno Principe

 

om a participação do escritor Gabriel Périssé, o principal objetivo do encontro foi explorar os diferentes encontros que o principal personagem do livro de Antonie de Saint-Exupéry tem ao longo da narrativa, apresentando os princípios fundamentais da PEDAGOGIA DO AFETO E DO ENCONTRO. Um desses princípios é o de que o ser humano é um “ser de encontros”, e, portanto, só se realiza plenamente quando se une às outras pessoas para a realização de tarefas valiosas e ideais autênticos. Este encontro, conduzido brilhantemente pelo tradutor, professor e doutor em Filosofia da Educação, Gabriel Perissé, foi repleto de afeto, generosidade e diálogos. Entre os objetivos secundários, mas não menos importantes, esteve o de despertar a sensibilidade para a leitura e interpretação de texto e o de fazer refletir sobre os diferentes saberes implicados na leitura de um dos maiores clássicos da literatura infantil e que é ao mesmo tempo um livro para todas as idades.

Código de Processo Civil Brasileiro – Reformas

 

Com o propósito de realizar um balanço do primeiro ano de vigência do Novo Código de Processo Civil, em um encontro acadêmico que congregou representantes de vários setores da comunidade jurídica, o CEEN mais uma vez inova, trazendo ao Cariri o autor renomado na área processualística civil que contribui com seu belíssimo trabalho para o meio acadêmico e à prática jurídica no nordeste brasileiro, Dr. Misael Montenegro Filho.

O CURSO: CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL BRASILEIRO (REFORMAS) teve como objetivo principal estudar todos os atos processuais, do primeiro (petição inicial) ao último, já na fase de cumprimento da sentença, incluindo comentários teóricos e práticos, com fundamento na lei, na doutrina e na jurisprudência.

Authentic Games

 

Com uma proposta arrojada voltada para o público infanto/ juvenil, o CEEN trouxe para Juazeiro do Norte o maior Youtuber dessa geração, Marco Túlio, criador do famoso canal do Youtube AuthenticGames. O canal foi criado em 2011 e fala sobre o universo do jogo Minecraft.

Nesse encontro os fãs puderam ouvir histórias exclusivas, estratégias secretas do jogo, além de trocarem ideias diretamente com o Marco Túlio, que também é autor do livro “AuthenticGames – Vivendo uma vida autêntica”, em que conta sua trajetória desde que começou a produzir e publicar vídeos e criar “game plays” divertidas.

Foi uma tarde com sessão de autógrafos, fotos exclusivas e um grande show onde as mais divertidas e curiosas perguntas foram elaboradas com a participação dos inúmeros fãs presentes.

Curso de Extensão em Protocolo de Organização de Eventos